Esta semana, ocorreu no Centro de Educação Complementar Prefeito Adauto Scardoelli (CEC), uma formação voltada para os professores e educadores das escolas municipais de educação infantil, com o objetivo de refletir sobre a prática educativa, sobre a organização da sala referência, pensando nos organizadores da ação pedagógica – espaço, materiais, tempo, grupo de crianças e mediação do adulto.
Os espaços da sala referência foram organizados para cada grupo de crianças atendidas na educação infantil (Berçário I, Berçário II, Maternal I, Maternal II, 1ª e 2ª etapas), levando os profissionais a refletirem sobre: a organização dos espaços e materiais que atendam as necessidades e especificidades do grupo de crianças com os quais atuam; os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que constam no currículo da educação infantil, pensando o desenvolvimento integral das crianças, os eixos estruturantes da educação infantil (brincar e interações) e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento (conhecer-se, conviver, brincar, explorar, participar, expressar-se).
A fim de escutar a todos, nesse processo avaliativo, o prefeito Cido Ferrari, acompanhado do Secretário de Educação e Cultura, Marcelo Prado (Mazão), visitou os educadores durante as formações. “Estamos muito contentes e confiantes na nossa Educação Municipal, pois só este ano já recebemos diversos prêmios, que valorizam o trabalho dos professores e estudantes, isso mostra que estamos no rumo certo! Seguimos investindo em reformas, ampliações, consertos, mas principalmente na formação dos professores, dando recursos e respaldo para que eles se sintam capazes e possam desempenhar da melhor maneira possível a missão de lecionar e cuidar de nossas crianças”, avaliou o prefeito Cido Ferrari.
Esta formação foi desenvolvida pela equipe gestora do Departamento de Educação: Elenice Moreira (coord.formadora); Maria Cláudia De Santi (coord.formadora); Cíntia R. Cavicchia (ger. Pré-Escola), Taís Ridão (ger. Creches) e Claudionice Bellintani (diretora).
“A experiência vivenciada nos espaços proporciona o desenvolvimento cognitivo, emocional, habilidades motoras, interação social, hábitos de higiene, autonomia, comunicação e linguagem, além de estimular a participação no processo de construção coletiva”, descreveu Elenice Moreira (coord. formadora).
Voltada ao grupo de professoras da Educação Infantil, a diretora do Departamento de Educação, Claudionice Bellintani provocou a seguinte reflexão: “A Educação Infantil faz um trabalho de extrema importância, pois tudo que é experimentado nesta fase, de forma significativa, fica marcado nas emoções e psiquês das crianças, e quando elas chegam ao Ensino Fundamental recorrem a essas habilidades, que ficam na memória, para resolver os desafios que são propostos, como por exemplo as proporções, de peso, tamanho, a espacialidade. Em algum momento essa habilidade foi desenvolvida na Educação Infantil”.
De acordo com Marcelo Prado (Mazão), secretário de Educação e Cultura, investir nos ambientes favorece o desenvolvimento das crianças, pois os materiais presentes nesses ambientes são fontes de desenvolvimento para as crianças, principalmente com a parceria dos educadores que atuam em cada grupo.
Para além, professores do Ensino Fundamental I também receberam o Módulo 2 da formação do Programa Alfabetiza Juntos-SP, na Sala de Vídeo da Escola Municipal Adelino Bordignon, mediada pela articuladora e gerente desse seguimento Andréa Andreatti. O referido módulo visa o cumprimento da Lei 10.639/03 e 11.645/08, cuja orientação é implementar instrumentação de avaliação, analisar diagnósticos de escritas e promover a valorização das diversidades, com foco em práticas que estimulem o comportamento leitor.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Matão