O Hospital Carlos Fernando Malzoni (HCFM) reiterou sua qualidade no atendimento de pacientes com sintomas de AVC (Acidente Vascular Cerebral), conhecido popularmente como “derrame”, ao receber o prêmio “Angels Awards Gold”.
A cerimônia, realizada no Centro de Ensino e Pesquisa do HCFM, contou com a presença de autoridades locais, profissionais da saúde e representantes do setor. Entre os presentes, o prefeito de Matão, Cido Ferrari, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Bernardi, o secretário de Educação, Marcelo Prado, o secretário de Saúde do município, representado por Marcio Pelegrini, o coordenador médico do SAMU, Dr. Charles Alexandre Almeida Júnior e o coordenador administrativo do SAMU, Jonathas Custódio.
Pelo hospital, participaram o diretor vice-presidente, Roberto Luiz Cadioli; o diretor executivo administrativo, José Carlos Chiozzini; o diretor executivo secretário, Reginaldo Vedoato; além da superintendente Denise Minelli e do neurologista Dr. César Minelli, que coordena o atendimento de pacientes com AVC na instituição. Também marcaram presença a consultora científica da Angels, Karla Leal Trevisan, o representante da Boering Ingelheim, Felipe Pacheco, e os diretores do HSAÚDE, Dr. Neto Kfouri e Cristina Boy.
A imprensa local também prestigiou o evento, assim como colaboradores e prestadores de serviço do hospital, reforçando a união de esforços em prol da saúde de qualidade na região.
O prêmio “Angels Awards Gold”, criado na Europa e expandido para a América Latina em 2018, visa reconhecer hospitais que seguem recomendações internacionais no atendimento do AVC. Esse prêmio só é possível para as instituições que possuem infraestrutura e protocolos de condutas padronizados, que se iniciam da entrada do paciente no hospital até o momento da alta.
Destaques da Cerimônia
Segundo Dr. César Minelli, este prêmio é um símbolo do nosso compromisso com a prática da medicina que se norteia em evidências científicas de qualidade para o melhor atendimento médico. Enfatizou que o tratamento precoce do AVC diminui as chances de óbito e sequelas graves.
Karla Leal Trevisan, Consultora Científica da Angels, abordou a importância do projeto na melhoria do cenário do AVC: “Trabalhar com AVC exige uma abordagem multidisciplinar e um encaminhamento preciso.”
O prefeito Cido Ferraria destacou a excelência do Hospital de Matão, e ressaltou o comprometimento da cidade com a saúde pública de qualidade. Lembrou que este reconhecimento internacional do Hospital é um triunfo de uma parceria que demonstra o sucesso das políticas de saúde implementadas.
Expansão do Programa Cidade Angel
Há alguns dias, o vereador Paulo Bernardi agendou uma reunião com a presença do Dr. Cesar Minelli e da superintendente Denise Minelli e o prefeito Cido Ferrari, ocasião em que ele sinalizou positivamente a tornar Matão uma Cidade Angel. Assim, na sequência do evento, foi comunicado às autoridades presentes que será iniciado na cidade de Matão o “Programa Cidade Angel”.
Esta iniciativa visa a criação de um sistema de educação para que a população reconheça rapidamente os sintomas do AVC e seja acionado um rápido transporte, através do SAMU, para que o paciente chegue o quanto antes ao hospital e se inicie o tratamento do AVC o mais rapidamente possível. Serão capacitados professores, que orientarão alunos para que sejam multiplicadores no reconhecimento de sintomas do AVC. Para o transporte rápido dos pacientes, a equipe do SAMU também será orientada.
Dr. Minelli destacou que o sucesso do tratamento é tempo-dependente, ou seja, quanto mais rápido o tratamento, melhor para o paciente. Assim, o projeto “Cidade Angels” visa otimizar o reconhecimento dos sintomas de AVC, promover rápido transporte para um hospital capacitado como o nosso, e início do tratamento.
Denise Minelli, superintendente do HCFM, encerrou os discursos com palavras de gratidão: “desde 2017, com recursos próprios, nós fazemos o tratamento com um medicamento que desobstrui a circulação cerebral dos pacientes que chegam no pronto-socorro com AVC. Estamos comprometidos com a busca incessante por melhorias. O trabalho que fazemos aqui é vital e orgulha toda a nossa equipe”, concluiu Denise, reforçando a promessa de continuar expandindo os avanços no atendimento à saúde.
Reflexões Finais e Impacto Duradouro
A conquista do “Angels Awards Gold” representa não apenas uma vitória para o hospital de Matão, mas também um passo significativo na criação de um modelo de excelência replicável em outras regiões. Com a sólida parceria com a Angels e o suporte contínuo das iniciativas educacionais e médicas, o hospital se estabelece como um centro de referência de qualidade no atendimento do paciente com AVC.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Hospital Carlos Fernando Malzoni