Esta semana (12/05) a Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Educação e Cultura, prosseguiu com as atividades do programa ‘Pequeno Cidadão’ para as 82 crianças e adolescentes, que já vinham frequentando oficinas de arte e socioeducativas no jardim Paraíso e Vila Pereira. Para possibilitar a continuidade, o município contratou a instituição ‘Núcleo Assistencial Espírita Edo Mariani’, que possui experiência em atendimento, junto a esse público, no período inverso ao escolar.
Os educandos participam das seguintes oficinas: Pandeiro/percussão; Ginástica artística; Capoeira/roda de coco; Ilustração/marcenaria criativa; Acrobacia; Dança contemporânea; Informática; Inglês; Musicalização; e, Valores e Cidadania. As aulas ocorrem na Vila Santa Cruz e Jardim Paraíso.
O objetivo do governo municipal é dar continuidade ao processo de atendimento junto as crianças, adolescentes e familiares, por um período de nove meses, seja até o início de 2026, quando se abrirá licitação para contratação, a partir dos trâmites burocráticos, conforme estabelecidos em lei.
“Reafirmamos nosso compromisso em cuidar das pessoas, considerando que todas as formas educativas contribuem para a construção de um futuro ainda melhor para todos. Portanto é uma alegria para nós conseguirmos dar sequência ao atendimento socioeducativo das crianças e adolescentes, que frequentam o ‘Pequeno Cidadão’, e estamos convencidos de que esse projeto ajuda muitas famílias a encaminharem seus filhos a um bom caminho na vida. E, como já temos experiências anteriores de sucesso em parceria com a ‘Edo Mariani, confiamos que esta entidade fará um excelente trabalho, com nosso acompanhamento”, avaliou o prefeito Cido Ferrari.
De acordo com as coordenadoras, Alessandra Cardoso de Azevedo e Elaine Ap. Barsaglini, os educandos estudam em período inverso, nas seguintes Escolas Estaduais: E.E José Carlos Pinotti; E.E. Profº Aderval da Silva; E.E. Dep. João Salgado Filho. E, nas Escolas Municipais: E.M. Adelino Bordignon; EMEF Profº Antonio Carlos Manzini. _“Assim que iniciamos já fizemos reuniões com pais e responsáveis, a medida que formos alinhando o trabalho com a equipe de educadores, vamos respondendo dúvidas que nos chegam pelo celular, com isso pedimos compreensão, já que estamos acolhendo a todos, com todo carinho, para que a adaptação seja harmoniosa”,_ relatou Alessandra.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Matão