Data é marcada pela Lei 9.970, de 2000, que introduziu 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em lembrança ao desaparecimento de Araceli Sánchez Crespo, de 8 anos, em 1973, no Estado do Espírito Santo.
O evento foi realizado nesta quinta-feira (22) pela Prefeitura, por intermédio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, de Saúde e de Educação e Cultura, em parceria com o Conselho Tutelar e Núcleo de Prevenção a Violência.
Destaque para a apresentação de abertura das crianças que frequentam os projetos SOS Cidadania e Pequeno Cidadão, no Núcleo Edo Mariani, em parceria com a Prefeitura. As crianças criaram duas coreografias, com mediação das educadoras Ana Caroline e Liliane, voltada ao estudo das formas de expressão artística e reflexão coletiva.
De acordo com a coordenadora do Núcleo Edo Mariani, Alessandra Cardoso de Azevedo, as músicas selecionadas — Ilha do Marajó e Amianto — foram utilizadas como ferramentas educativas, durante todo processo de criação, promovendo debates profundos sobre dignidade, direitos e a urgência da proteção integral à infância. O encerramento se deu ao som da canção ‘A Começar em Mim’, do Educador Júlio César, deixando uma mensagem de esperança, transformação e engajamento coletivo por um mundo mais justo.
Além do prefeito Cido Ferrari e os secretários Ênio Langhi (Assistência), Orivaldo Reguin ‘Faro’ (Saúde), Marcelo Prado ‘Mazão’ (Educação e Cultura), também participaram do evento os vereadores Ademir de Souza e Fabiana Scardoelli, bem como outras diversas autoridades de proteção a criança e ao adolescente, que trouxeram contribuições ao debate: Dr. Kleber Defina (Promotor de Justiça da Infância e Juventude), Lucinês Lázari (Núcleo de Prevenção a Violência), Darcy Alves da Silva (assistente social do CREAS), Ana Maria Inácio (Conselheira Tutelar).
Durante o uso da palavra, o prefeito Cido Ferrari agradeceu a todos os organizadores, autoridades e as crianças e adolescentes presentes no evento.
“Quando as pessoas participam com tanta dedicação, como vimos aqui hoje, é sinal de que todos estão engajados, inteirados e envolvidos com a causa da proteção a criança e ao adolescente, contra o abuso e exploração infantil. Estamos no caminho certo por trazer todos para esse debate, incluindo os mais jovens, pois daqui surgirão melhorias importantes, em relação a qualidade do atendimento a essa causa em Matão”, disse o prefeito Cido Ferrari.
A chefe de Gabinete da Deputada Estadual Thainara Faria, Daniela Prates e o assessor Fábio Rodrigues, entregaram ao público presente, uma ‘Cartilha de Combate ao Abuso e Exploração Infantil’'.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Matão