O vereador Policial Carmo iniciou, há aproximadamente 90 dias, um projeto pessoal que visa o cultivo e distribuição de Crotalárias, planta leguminosa que ao se desenvolver produz uma flor que atrai a libélula, um inseto natural predador de mosquitos, inclusive o da Dengue. Até hoje o vereador já cultivou mais de 500 mudas da planta, que foram distribuídas gratuitamente à população e, também, plantadas em jardins e logradouros públicos da cidade.
Mesmo sabendo que a relação não é comprovada cientificamente e a forma mais eficiente de proteção contra as doenças que o mosquito Aedes aegypti transmite continua sendo aquela recomendada pelo Ministério da Saúde, ou seja, evitar água parada, Carmo segue o exemplo de outras cidades do país que também aderiram ao plantio da Crotalária, por se tratar de uma medida sustentável e de baixo custo, que pode ser usada como um complemento no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
O vereador explicou que o projeto se trata de um reforço no combate ao Aedes aegypti, mas que a população não deve deixar de tomar os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue. “Com o plantio da Crotalária nos jardins, praças e até no quintal de casa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, da mesma forma como o mosquito Aedes aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da Dengue, eliminando aquele foco. Da mesma maneira que a libélula adulta é predadora e se alimenta de pequenos insetos como o Aedes aegypti, contribuindo assim com a diminuição dos casos da doença no município.
A planta pode ainda ser utilizada como repelente natural contra o mosquito. Porém, é importante lembrar que o principal meio de combate ao mosquito é evitar a água parada em alguns locais, como pneus, vasos de plantas e caixas d’água, por exemplo”, reforçou Carmo.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Vereador Carmo